capsule wardrobe a.k.a Guarda roupa cápsula 😜

Adoro roupa, adoro moda, adoro sentir-me bem depois de escolher um outfit, não sou viciada em trends,  muitas vezes nem as sigo, gosto de um look chic,  fashion simples e clássico. .daí que muitas vezes ando a procura no meu closet de básicos e roupa fácil de combinar e que crie esse look casual chic intemporal.

A verdade é que a shopaholic em mim impede-me muitas vezes aquando das minhas idas as compras, de adquirir esses básicos clássicos que tanto preciso.

Descobri a técnica do capsule wardrobe há vários meses através de várias youtubers e embora seja uma filosofia difícil de seguir tentei adapta-lá de uma forma que resulta para o meu dia a dia e a verdade é que além de me poupar tempo na hora de vestir, adoro fazer combinações e tenho a hipótese de usar toda a minha roupa ao máximo.

Tão o que é isso de capsule wardrobe dizem vocês? ?? A teoria fala em escolher no vosso guarda roupa 30 a 40 peças (embora existam outras que falam em 70 e outras até em 10 peças), sem contar com sapatos, roupa de desporto ou roupa interior. Ao escolher um número certo de peças excluímos tudo aquilo que não gostamos ou que já está muito velho ou usado, ou até peças que compramos mas que nunca conseguimos usar. Desta forma ficamos apenas com aquilo que realmente nos serve, gostamos e nos faz sentir bem.

Segundo passo é procurar combinar essas peças ao máximo, fazer outfits com a roupa que temos e não procurar desculpas para comprar mais roupas. Fazer 1 registo fotográfico dos outfits é uma boa ideia uma vez que nos permite facilmente encontrar combinações que já usámos anteriormente e diminuir o tempo de escolha. Utilizar o pinterest também é uma boa ferramenta uma vez que vemos outfits que gostamos e encontramos inspiração para os nossos looks.

Terceiro passo e o mais divertido, ao escolher looks damos conta daquilo que realmente precisamos e que nos faz falta e vamos ao shopping apenas com essas compras em mente e não compramos peças que não encaixam mesmo naquilo que temos, evitando assim excesso de gastos e aglomerado de roupa no Guarda roupa. Seja uma simples camisa branca o ou tshirt básica, são essas as peças que muitas vezes mais precisamos e que nos fazem falta naqueles momentos em que olhamos para o Guarda roupa e dizemos: não tenho nada para vestir.

Em cada início de estação fazemos esta análise ao Guarda roupa e guardamos ainda as peças que já não se adequam ao tempo e colocamos peças que encaixem melhor com a época, ou seja, chegado a Primavera guardamos casacos mais quentes retiramos da clausura casaquinhos mais leves, saias e shorts que vamos passar a usar. Chegando ao verão guardamos o resto dos casacos e camisolas quentes e ficamos apenas com shorts saias e tops. E assim sucessivamente. Nessas mudanças de estação temos apenas 1 semana para ir comprar peças que nos façam falta e depois só regressamos ao shopping na próxima mudança de estação. É uma promessa.

Parece óbvio e muito básico mas acreditem que é algo muito divertido e que vale bem a pena para quem gosta de roupa e quer ser organizada,  sem falar que é muito desafiante fazer várias combinações dentro apenas das escolhas que temos e muitas vezes encontro looks que adoro.

Continuo a ir ao shopping simplesmente para passear pelas lojas mas não compro nada fora daquele período de compras porque sei que a roupa que tenho é suficientes para me aguentar os próximos 3 meses.. Em próximos post hei-de mencionar alguns looks do meu guarda roupa cápsula de primavera e mostrar as compras que fiz para esta nova estação …
Até a próxima espero que gostem😅

Deixe um comentário